Reabilitação Vestibular: uma saída para o mal das tonturas.

Você tem dificuldade ao andar sobre uma calçada irregular? Ao levantar-se da cama ou deitar-se? Você tem vertigem (sensação de caráter rotatório)? ou tontura (caminhar oscilante, sensação de flutuação)? Desequilíbrio? A REABILITAÇÃO VESTIBULAR pode ajudar.

A tontura é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. Essa queixa está relacionada à queda da qualidade de vida, insegurança nas atividades rotineiras como caminhar, levantar-se e/ou deitar-se na cama, principalmente em idosos.

A Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB) é caracterizada por episódios curtos de vertigem (tontura tipo rotatória), com duração de poucos segundos, provocados por mudanças na posição da cabeça (virar-se na cama, olhar para cima, deitar, levantar, curvar-se). A vertigem pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, sensação de cabeça oca ou pesada, perda do equilíbrio, instabilidade postural. A VPPB é a causa mais comum da vertigem.

O equilíbrio depende dos sistemas visual, sensório-motor e vestibular, e da integração de suas atividades no sistema nervoso central.

A REABILITAÇÃO VESTIBULAR é um tratamento complementar, não invasivo, baseado em manobras e exercícios físicos repetitivos de olhos, cabeça e corpo, que visa a recuperar o equilíbrio corporal, indicado para pacientes com desordens do equilíbrio, como nos casos da Vertigem Postural Paroxística Benigna, cinetose (mal do movimento), tonturas crônicas, Doença de Menière e no déficit sensorial múltiplo em idosos.

Os objetivos principais da reabilitação vestibular são promover a estabilização visual e o equilíbrio corporal através de exercícios de olhos, cabeça e corpo que favorecem a compensação, do sistema nervoso central, diminuindo ou eliminando as respostas anormais (tonturas).

Quem pode se beneficiar com a RV?
Crianças, adultos e idosos com sintomas como: sensação de caráter rotatório (vertigem), visão embaralhada e/ou caminhar oscilante, escurecimento da visão, sensação de flutuação – (tontura).

Marque sua avaliação!

Através de nossos telefones:
(13) 2202-1259 | (13) 99735-4185